terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Resumo do livro "Primavera Interrompida"

Esta história relata a vida de uma família constituída por três irmãos: Eugénio, Sara e Simão. Os dois irmãos mais novos neste caso gémeos (Sara e Simão) eram completamente diferentes, começando logo porque um dele era rapaz e outro rapariga. Além disso, tinham uma maneira de ser muito diferente: a rapariga era muito rebelde e não dava ouvidos a ninguém chegando mesmo a agredir alguns colegas, enquanto que o rapaz era sossegado, bem comportado e nunca se metia em conflitos.
Nos tempos livres Simão tocava guitarra e compunha música, sendo assim o orgulho da família e o seu passatempo favorito. A Sara também gostava muito de ouvir música, mas tinha de ser da sua banda favorita e sempre a alto som.
Numa manhã, em que o pai os levava à escola, reparou que Simão esperava por um colega, este amigo não lhe parecia ter um ar muito convincente.
O colega por quem o Simão esperava veio a saber-se que se chamava Joca e era drogado. Como todas as pessoas que chegam a estes pontos, tentou influenciar o amigo, mas este rapaz bondoso conseguiu resistir à tentação.
Anselmo, pai de três irmãos ao saber que amizades que o filho tinha decidiu ter uma séria conversa com Simão, mas este tentou sempre dizer ao pai que nunca iria seguir o exemplo do amigo Joca.
No dia seguinte, Joca faltou às aulas, deixando Simão muito preocupado. O rapaz resolveu ir à casa do amigo para saber o que se passava, mas estava com um pouco de receio pois segundo conversas constava que a mãe do rapaz tinha algo a esconder.
O Joca e o Simão tiveram algum tempo à conversa, e com este diálogo Simão conseguiu compreender que cada vez era mais forte o vício que Joca tinha pela droga. Na conversa também surgiu o assunto da paixão do Joca pela Eunice (uma das “peneirentas” do grupo da Sara).
Um dia quando Simão saiu da escola, foi à cafetaria “Orion” comprar pastilhas. Neste estabelecimento, teve oportunidade de conhecer o senhor Augusto que também tinha um vício (era o álcool). O senhor Augusto era um alcoólico, pois tinha sido órfão de mãe muito pequeno e divorciou-se da mulher muito cedo. Devido a esta experiência de vida deu vários conselhos a Simão como poderia ajudar o seu amigo a esquecer aquele vício.
Passado alguns dias, Simão com o apoio dos pais teve a excelente ideia de convidar o Joca para ir passar as férias da Páscoa, na quinta dos avós em Palmela.
E assim foi, partiram todos em viagem.
Esta viagem mostrou que Joca estava a tornar-se um toxicodependente, até foi hospitalizado devido á mistura de droga com álcool.
Passados alguns dias voltaram, pois as férias tinham acabado e até já havia testes marcados.
Algum tempo depois já se e encontravam no final do ano e o Joca tinha sido um dos alunos a transitar de ano.
As férias de Verão estavam quase a chegar, e cada vez Joca estavas mais frágil, chegando mesmo a ser hospitalizado.
Quando Simão chegou de férias, já corria a trágica notícia de que Joca estava infectado pelo vírus da SIDA, deixando-o desolado, mas nunca perdendo a esperança de um dia este ultrapassar a doença.
Com o tempo a doença agravou-se e os familiares e amigos mostravam-se muito preocupados. Esta preocupação acabou em lágrimas, pois o jovem toxicodependente acabou por falecer, deixando toda a gente muito triste e servindo de exemplo aos restantes amigos.






terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Biografia de Daniel Marques Ferreira

http://www.gailivro.pt/index.php?go=autdetails&lno=15
O resto da informação tiramos do livro "Primavera Interrompida".



Biografia de Daniel Marques Ferreira

Daniel Marques Ferreira nasceu em Macinhata do Vouga, em Águeda.
Aos 14 anos foi viver para o Porto, onde frequentou o curso de pintura.
Profissionalmente, tem-se dedicado ao design gráfico, mas a escrita acompanha-o desde sempre.
Este autor tem publicado cerca de 2 dezenas de livros nas áreas info-juvenil.
Daniel Marques Ferreira é formado em pintura, pela escola de Artes Decorativas.
Especializou-se na área de design gráfico mas cedo se interessou bastante pela escrita.
Aos 17 anos deu-se esse gosto pela escrita e publicou a sua 1ª produção que foi o suplemento "Juvenil" do Diário de Lisboa.
O assunto em que se baseia o livro "Primavera Interrompida" é um dos assuntos mais preocupantes da sociedade actual, como por exemplo a toxicodependência e a SIDA, que é bastante preocupante.
Daniel Marques Ferreira escreveu esse livro para incentivar os adolescentes pelo gosto da leitura.